Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Especialistas destacam conduta ética de José Alencar

Frase do ex vice-presidente do Brasil fundamenta argumento de analistas


 Uma frase dita pelo ex-vice-presidente José Alencar durante a luta contra o câncer atingiu em cheio a classe política brasileira e, por consequência, canalizou o sentimento de milhares de cidadãos que têm uma conduta ética e moral irrepreensível em seus vidas. “Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra”, dizia. 

Esta é a avaliação de cientistas políticos da Universidade de Brasília (UnB), que durante a crise política do governo Fernando Collor fizeram estudos para tentar detectar até que ponto as denúncias de corrupção do Estado atingem diretamente o brasileiro comum.

A professora e cientista política, Lúcia Avelar, integrou esse grupo. Segundo ela, uma das conclusões da análise é que esse tipo de cidadão é visto, geralmente, como “uma pessoa mole, boba”, que não sabe tirar vantagens por meio de condutas nem sempre morais e éticas. Ela acrescentou que, ao encarnar esse tipo de brasileiro, José Alencar personalizou o “cidadão comum”.

“Para uma pessoa honrada como José Alencar é melhor a morte do que ser desonrado”, destacou a professora da UnB. De acordo com ela, a postura não se construiu “de uma hora para outra”, mas no decorrer de toda uma vida pessoal e profissional.

Lúcia Avelar também avaliou a importância de Alencar na manutenção da estabilidade política do País no momento mais grave dos oito anos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2005 e 2006, o Brasil foi surpreendido por denúncias de corrupção e compra de votos de parlamentares, pelo governo, para que aprovassem matérias de seu interesse no Legislativo.

Segundo a professora, o então vice-presidente sempre foi um “admirador e companheiro fiel do presidente Lula”. Com essa convicção, José Alencar “não se deixou cair no canto da sereia” de empresários e políticos que viam nele a oportunidade assumir o poder “por se tratar de uma pessoa do setor empresarial e acharem que, com ele, seria diferente”.

Em entrevista à Agência Brasil, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, fez a mesma avaliação do momento político vivido por Lula no primeiro mandato. Para ele, ao se manter fiel ao presidente, Alencar preservou o governo de maiores desgastes e, com Lula, foi o maior responsável pela retomada da normalidade política no País.

O também cientista político da UnB, Ricardo Caldas, analisa que a admiração do cidadão brasileiro pela postura de José Alencar vai além de sua participação como político. Segundo ele, Alencar não construiu carreira na vida política e partidária mas, sim, na iniciativa privada. “Ele entrou na vida pública como um político zero-quilômetro, sem cobradores”.

LUTA CONTRA A DOENÇA

Outro fato a seu favor foi a disposição de luta contra uma doença, o câncer, que “é o calvário do século 21”, disse Caldas. Ao dar frequentes declarações, durante os últimos 14 anos, de fé em Deus e pedir aos brasileiros que orassem por sua saúde, o ex-vice-presidente “conquistou os corações de todos os cristãos, independente da religião de cada um”, ressaltou o cientista político.

Ao responder a um repórter sobre o eventual medo da morte e afirmar que temia mais a desonra, José Alencar trouxe, sem querer, o debate da ética à tona, disse Ricardo Caldas. “Ele, nesse aspecto, levou [para o debate] a questão da ética na política. Ao comentar sobre sua saúde, com a resposta, José Alencar atirou em uma coisa e acertou o Congresso Nacional inteiro. Caso não fosse vítima do câncer e continuasse na vida pública, seria a pessoa certa para conduzir o debate sobre a reforma política”.

Para o membro do comitê jurídico da Organização dos Estados Americanos (OEA), Ricardo Seitenfus, o ex- vice-presidente trouxe três grandes contribuição ao País. A primeira foi o exemplo de um empresário que acreditou no Brasil e demonstrou ser possível vencer por meio do trabalho, mesmo quando as pessoas têm origem humilde. Em segundo, destacou a importância de Alencar na construção de um diálogo entre a esquerda e a população. “Ele foi uma espécie de ponte entre o País que era sonhado e o Brasil real”.

A terceira contribuição foi o exercício do poder e a atitude como vice-presidente. “José Alencar inovou. Foi um vice discreto, mas atuante. Tinha uma posição sobre os temas centrais do Brasil, como o juro zero, que defendia mesmo se contrariasse a politica governamental.” (Foto: Agência Brasil)


COMENTÁRIO DA EDITORA DO BLOG 

Engradeceria a biografia do ex vice-presidente José Alencar o gesto de fazer o exame de DNA para dirimir a dúvida sobre uma suposta filha fora do casamento. Seria um exemplo no cenário do País onde muitos  homens ainda resistem a reconhecer a paternidade. E mais um registro importante na história desse  brasileiro que tanto lutou pela vida e se tornou um mito.

terça-feira, 29 de março de 2011

Ocupação do Calabar fecha o cerco aos traficantes

Processo de instalação da Base Comunitária de Segurança é iniciado


 
Depois da operação bem-sucedida na regiãdo do Nordeste de Amaralina, iniciada na sexta-feira (25), a Polícia Militar da Bahia iniciou na madrugada desta terça-feira (29) a ocupação do Calabar, (fotos) que marca o processo de instalação da Base Comunitária de Segurança no bairro. Essas duas áreas da cidade figuram entre as que apresentam maior concentração do tráfico de drogas. E as ações policiais integram o programa Pacto pela Vida, que objetiva combater a criminalidade na capital baiana. 

Segundo o comandante da operação, coronel Mozart Santos Lima, a Base Comunitária de Segurança deve ser instalada nos próximos 30 dias no Calbar. Até lá a polícia permanece no local fazendo abordagens a veículos e transeuntes, além de cumprir mandados de prisão. O coronel afirmou que o bairro foi escolhido para ser o primeiro a receber a unidade por apresentar alto índice de criminalidade.

Já nas primeiras horas da operação, quatro homens foram presos. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), dois deles estavam em suas casas, onde a polícia chegou em cumprimento a mandados de prisão, e não houve confronto. A prisão dos outros dois foi em flagrante.  Os poliiciais encontraram com os criminosos um revólver calibre 38, munição, ‘brucutus’ (capuzes pretos), dois rádios de comunicação e 18 trouxinhas de maconha. Todos foram conduzidos ao Departamento de Narcóticos (Denarc), no Complexo Policial dos Barris, e prestaram depoimento.

A ocupação do Calabar começou às 4h desta terça-feira, com a participação de 288 policiais e o uso de 40 viaturas e um helicóptero. Um dos objetivos é o cumprimento de 14 mandados de prisão e a intensificação do combate ao tráfico de drogas na área. O efetivo policial militar vai permanecer no bairro até o final de abril, quando será instalada a primeira Base Comunitária de Segurança. (Fotos: Alberto Coutinho/Agecom)

Fonte: Agecom

Copa 2014 gera 448 atividades para micros e pequenas empresas

Estudo desenvolvido pelo Sebrae destaca a construção civil como o setor mais promissor

Um estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta a existência de 448 atividades, em quatro setores da economia, que podem ser explorados por pequenas e microempresas até a Copa de 2014 - durante e depois do evento. Os números fazem parte de um levantamento divulgado nesta terça-fera (29), no Rio de Janeiro, que foi produzido para identificar oportunidades de negócio nas 12 cidades-sede da Copa.

O setor que aparece com mais atividades promissoras é o da construção civil (128 atividades), principalmente no período pré-evento. O segmento denominado produção associada ao turismo aparece em segundo lugar no estudo e envolve 117 atividades relacionadas à economia criativa, gastronomia e a atividades artísticas, entre outras. Turismo e tecnologia da informação são os outros dois setores com grande número de oportunidades de negócios (98 e 105 atividades respectivamente).

Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, o Mapa de Oportunidades, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), identifica as chances de negócios e auxilia pequenos empresários a respeito de requisitos obrigatórios e classificatórios para poderem aproveitar as oportunidades. “Esse é um esforço do Sebrae para que os pequenos negócios tenham uma atividade mais organizada e com um potencial maior”.

Entre os documentos gerais e específicos necessários às empresas para atuação em suas áreas estão os ligados à sustentabilidade. “Estamos falando de uma Copa Verde, e as empresas vão ter que provar capacidade técnica para desenvolver atividades limpas e ambientalmente responsáveis”, afirmou.

Segundo o levantamento, 99% das empresas brasileiras são pequenas ou micros. Para divulgar o estudo a esse público, o Sebrae investirá R$ 80 milhões para promover seminários, encontros empresariais e cursos de capacitação nas 12 cidades-sede da Copa de 2014 nos próximos três anos. O Rio será a primeira cidade a receber as atividades, em maio próximo.

A segunda etapa será a identificação das oportunidades de negócio mais promissoras nos estados, onde as capitais sediarão a Copa, levando em consideração as aptidões locais. Até maio deverão estar concluídos os dados regionais dos quatro setores. O Sebrae pretende mapear, ainda neste primeiro semestre, os setores  de agronegócio, madeira e móveis, têxtil e confecção, comércio varejista e serviços.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2011

Outono em Salvador alterna tempo chuvoso com Céu ensolarado

Sol brilha e logo depois as nuvens aparecem anunciando nova chuvarada na capital 

O Outono deu a louca em Salvador nos dois últimos dias. O tempo chuvoso (ver abaixo fotos da editora do Blog) se alterna com a presença do Sol em questão de momentos. Quando se imagina que vai predominar a chuvarada, as nuvens abrem espaço para o Céu azul.

Na manhã de quarta-feira (23) a chuva forte predominou na cidade, agravando os problemas decorrentes da falta de preparo da capital baiana para enfrentar os temporais. Alagamentos nas avenidas, queda de árvores e riscos de desabamentos nas encostas são apenas algumas das dificuldades vivenciados de novo pela população.

Nesta quinta-feira (24) o Sol voltou a cobrir Salvador. Mas antes do meio dia, o tempo fechou, o Céu escureceu e a chuva, mais uma vez, chegou forte. Instantes depois, retornou a luminosidade, deixando a cidade com o jeito de Verão que predomina na maior parte do tempo.
 
 
 

Bahia ganha a primeira termelétrica movida a biogás

Unidade instalada na capital baiana aproveita gases gerados pelo lixo doméstico

A usina foi inaugurada no Aterro Metropolitano Centro de Salvador
A Bahia já dispõe da primeira termelétrica movida a biogás instalada no Nordeste. É a Termo Verde, inaugurada quarta-feira (23), no Aterro Metropolitano Centro de Salvador, em São Cristóvão. A usina vai aproveitar os gases gerados pelo lixo doméstico produzido na capital baiana, Lauro de Freitas e Simões Filho.

O propósito da iniciativa é transformar em energia renovável 2,5 mil toneladas diárias de resíduos para abastecer grandes e médias empresas instaladas no estado. Com investimento de R$ 50 milhões, a unidade  construída pelo grupo Solví tem potência de 19,73 MW e capacidade para produzir 150 mil MWh ao ano, o que atenderia 300 mil residências.
A termelétrica  utiliza os gases compostos por dióxido de carbono e metano, que lançados na atmosfera se tornam os principais causadores do efeito estufa. A unidade é composta de usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038 KW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8 quilômetros ligando a usina à rede elétrica da Coelba, encarregada da distribuição às empresas consumidoras.

Os investimentos em energia renovável são apoiados pelo Governo da Bahia via incentivos fiscais. Para a implantação da termelétrica, a Solví recebeu incentivos por meio do programa Desenvolve.  Presente na inauguração, o governador Jaques Wagner lembrou que este não é o primeiro investimento em energia alternativa do Estado. Outro exemplo é a eólica. 

Até 2014, a Bahia projeção é quie o estado deverá tdispor de mais de 34 parques eólicos. Quando estiverem em funcionamento terão a capacidade de gerar de 977,4 MW, o suficiente para abastecer cerca de quatro milhões de residências. (Foto: Rafael Martins/Agecom)

Fonte: Agecom

terça-feira, 22 de março de 2011

Vendedores ambulantes tomam conta de Salvador

Pontos de ônibus e proximidades dos shoppings ilustram a desordem urbana 
Comércio irregular ocupa espaço reservado aos usuários de coletivos
A desordem urbana em Salvador passa dos limites. Parece um grande desafio para a Prefeitura Municipal, por exemplo, ordenar os vendedores ambulantes, que se instalam onde bem entendem e têm acesso fácil aos ônibus. Nos coletivos eles anunciam suas "promoções" falando alto, até nos horários em que os usuários estão cansados e sonolentos:  bombons, pastilhas, picolés, salgadinhos, água mineral, publicações e até agulhas de costurar.

Em frente ao Shopping Center Iguatemi, o local destinado às paradas do transporte coletivo se transformou numa feira. Os camelôs se espalham deixando pouco espaço para circulação dos pedestres, que precisam recorrer a contorcionismo para passar entre uma e outra banca dos ambulantes. E aí haja variedade de mercadorias. São pomada "milagrosa" para todo tipo de doença de pele e dor muscular, capas e baterias de celulares, relógios, refrigerantes, água, picolé, cerveja e muito mais.

No Terminal Rodoviário de Salvador a situação é um absurdo. Ao invés de uma área bem cuidada para receber o turista que desembarca de ônibus, o ambiente assusta. São barracas, uma colada a outra, onde a falta de manutenção torna o lugar ainda mais desagradável. Quem atravessa a passarela em direção ao Iguatemi passa numa espécie de corredor dominado pelos camelôs, que ainda causam outra poluição por conta do som em volume bem acima dos decibéis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Perto dali a Estação Iguatemi é outro ponto que os vendedores ambulantes resolveram ocupar como se fossem os donos do espaço.A sujeira frequente dá uma ideia da falta de ação da prefeitura para ordenar o uso da área. A todo momento a impressão é que não se faz varrição. São copos plásticos, papéis, palitos de picolé e toda sorte de material jogado por todo lugar.

Na Avenida Tancredo Neves a situação se repete. O ponto de ônibus do calçadão do jornal A Tarde e o canteiro central, onde termina a passarela da movimentada avenida, não sobra espaço para os pedestres. Até bancas de cachorro quente, pastel e outros lanches estão espalhadas pela área próxima do Salvador Shopping, numa demonstração de que a prefeitura fecha os olhos para a situação.

A responsabilidade por esse caos, claro, é da Prefeitura Municipal de Salvador, que nos últimos anos não planejou a distribuição dos camelôs nos espaços públicos. Lógico que as pessoas precisam trabalhar, comprar o pão de cada dia. Inadimissível é não estabelecer áreas adequadas para os vendores nem controlar a ação dos ambulantes mais ariscos, que desafiam o poder público. Inadmissível é o pedestre não poder circular direito nas estações, pontos de ônibus e nas imediações dos grandes shoppings.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Agenda especial do TCA festeja Dia Mundial do Teatro

Peça ‘Namíbia, Não!’ dirigida pelo ator Lázaro Ramos inicia programação

 O Teatro Castro Alves (TCA) organizou programação especial  comemorativa do  Dia Mundial do Teatro,  27 de março. Para destacar a data, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por intermédio da Fundação Cultural do Estado (Funceb), preparou atrações do teatro baiano. 

Como parte da agenda, a partir desta sexta-feira (18) às 20h, a Sala do Coro do TCA será palco do espetáculo ‘Namíbia, Não!’, primeira montagem de texto do ator Aldri Anunciação (que está no elenco ao lado do gaúcho Flávio Bauraqui) e primeira experiência de Lázaro Ramos  (foto) enquanto diretor de um espetáculo teatral adulto.

A peça retrata o confinamento de dois primos num apartamento após o governo brasileiro ter decretado que todas as pessoas de “melanina acentuada” sejam deportadas à África. A situação hipotética é futurista – a ação se passa em 2016 – e discute com humor as questões relacionadas à segregação racial, políticas afirmativas e maneiras como são propostas as leis no Brasil, ressaltando o viés emocional dos envolvidos no assunto. A montagem permanece em cartaz até 1º de maio, sempre de sexta a domingo.

A Sala do Coro também sedia este mês duas edições do projeto ‘Conversas Plugadas’, destacando o teatro baiano por meio do bate-papo com os diretores teatrais Fernando Guerreiro (dia 21) e Luiz Marfuz (28). Os encontros acontecem às 19h. A entrada é gratuita, mas requer inscrição prévia. Estão previstas ainda duas edições do projeto ‘Conversas Plugadas’, com os diretores Fernando Guerreiro e Luiz Marfuz, e  os espetáculos ‘Pólvora e Poesia’, ‘O Indignado’, ‘As Velhas’, ‘O Pedido de Casamento’, ‘1,99’, além de ‘Namíbia, Não!’.

OUTRAS ATRAÇÕES


‘Pólvora e Poesia’, peça dirigida por Fernando Guerreiro, abre a programação da Sala Principal, com apresentação única na sexta (25) às 20h. No sábado (26), em igual horário, a Sala Principal do TCA recebe outra montagem do mesmo diretor: ‘O Indignado’, monólogo encenado por Frank Menezes, há mais de três anos fazendo sucesso nos palcos baianos.

Para as 10h do domingo (27), data comemorativa, o projeto Domingo no TCA, que ocupa a Sala Principal  com ingresso por R$ 1,00, apresenta ‘As Velhas’, com abertura do Teatro Nu na encenação ‘O Pedido de Casamento’. Sob direção de Luiz Marfuz e assinado pela dramaturga potiguar Lourdes Ramalho, ‘As Velhas’ conta a história de duas mulheres que lutam pela posse de terras, maridos e filhos. 


No mesmo dia, às 20h, é a vez da peça ‘1,99’. O ator Ricardo Castro, que executa todas as funções neste trabalho – é autor, diretor, iluminador, figurinista e sonoplasta –, comemora 11 anos à frente da montagem e mantém o roteiro repleto de bom humor sobre assuntos do cotidiano. O espetáculo foi aplaudido por mais de 600 mil espectadores no País e, a cada nova temporada, é atualizado com as últimas notícias nacionais e internacionais. (Foto: TCA)

Fonte: Agecom

Ufba realiza recepção 'calourosa' no dia 25 próximo

Feira do conhecimento no PAF I marca homenagem aos novos alunos 

Uma boa iniciativa para receber os novos alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ao invés da agressividade e humilhação dos trotes, tão criticada e que ao mesmo tempo ainda  praticados por veteranos em estabelecimentos de nível superior, a instituição tenta sensibilizar os universitários para acolher com respeito os calouros.

No dia 25 deste mês, a partir das 13h, a Ufba realiza a 'Recepção Calourosa 2011', no Pavilhão de Aulas de Ondina (PAF I). O evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia tem o propóstio de socializar o aluno calouro no ambiente acadêmico, apresentando-o às unidades universitárias e órgãos suplementares, durante uma feira do conhecimento no estacionamento do  PAF I, localizado na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina. 

A Recepção Calourosa de 2011 homenageia os estudantes também com a apresentação do cantor pernambucano Otto e shows das bandas Kiningé e a Cor do Som. No decorrer da programação, a Pró-Reitoria vai entregar um kit aos calouros - com mochila e agenda - no PAF III, também em Ondina,   das 9 às 20h, mediante apresentação da Carteira de Identidade. Espera-se que os veteranos assimilem essa iniciativa. (Fonte de texto e imagem: Ufba)

terça-feira, 15 de março de 2011

Exposição reúne obras de estudantes baianos e artistas plásticos

Trabalhos estão expostos até sexta-feira próxima na Assembleia Legislativa da Bahia


Obras produzidas por alunos da rede estadual e artistas plásticos têm destaque na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia até a próxima sexta-feira (18), onde teve início na segunda (14) uma exposição (foto) com trabalhos da terceira edição do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Além de peças elaboradas pelos estudantes, a mostra, que está aberta à visitação das 10 às 17h, no Espaço Cultural Josaphat Marinho, inclui trabalhos doados pelos integrantes da Associação dos Artistas Modernos da Bahia em prol do Movimento Todos pela Escola.

Estiveram presentes na abertura da exposição os curadores Edvaldo Gato e Edson Calmon, o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Paulo Pontes, integrantes da Associação de Artistas Modernos, e outros gestores da SEC.

“Estes quadros foram elaborados com o foco na educação. Inclusive, o grande mestre Anísio Teixeira é lembrado em uma das telas. Aproximar a arte dos estudantes é essencial para que eles façam coisas tão belas, e expor este resultado é muito interessante”, disse Edson Calmon.

Para a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, a mostra é importante porque mescla obras de estudantes com as de artistas plásticos modernos, e dá visibilidade. De acordo com ela, o espaço de exposições da Assembleia Legislativa “é interessante porque possibilita a outro público conhecer os trabalhos”.

VIDA COTIDIANA

A mostra é uma realização da Secretaria da Educação em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia. Em suas obras, os estudantes retratam cenas e cenários da vida cotidiana urbana e rural, de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das manifestações culturais. “Fazendo uso de técnicas variadas, os estudantes abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo, oriunda da natureza e do cotidiano da vida social”, sintetiza Nide Nobre.

Estão apresentando trabalhos os artistas plásticos André Barbosa, Ana Portela, Adenilse Romana, Edson Calmon, Edvaldo Gato, Graça Ramos, Jani Sault, Judite Gato, Marcelo Gato, Natália Cavalcante, Nancy Novais, Rosana Peixoto, Sérgio Tiano, Terezinha Dumet, Walter Ganso, Waldo Robato e Zú Campos, todos integrantes da Associação dos Artistas Plásticos Modernos.

LINGUAGENS ARTÍSTICAS


Desenvolvido pela SEC desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis tem como objetivo promover as diversas linguagens artísticas no currículo escolar. O AVE foi concebido a partir de uma perspectiva ampliada para envolver os estudantes da 6ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, bem como alunos das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Normal e Profissional. (Foto: Ascom/SEC)

Fonte: Agecom

quinta-feira, 3 de março de 2011

Carnaval 2011 / Trios animam folião pipoca em Salvador

J. Veloso, Jorge Mautner e Isabella Taviani estão entre as atrações da festa

É com Música Popular Brasileira (MPB) que o Carnaval Pipoca 2011 começa. Na sexta-feira (4), o Trio Cavaleiros de Jorge percorre as avenidas entre Barra e Ondina, sob o comando de J. Veloso, Jorge Mautner (foto) e Isabella Taviani. O desfile está marcado para começar às 14h45, abrindo a programação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que garante folia gratuita com a presença de trios independentes nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande-Centro).

Ao comemorar 70 anos, o cantor, compositor, músico, escritor e dramaturgo carioca Jorge Mautner, traz ao Carnaval de Salvador a história de seu trabalho. Ele e autor de canções como Maracatu Atômico (feita em parceria com Nelson Jacobina), gravada por Gilberto Gil em 1973. Sua trajetória como ‘artista maldito’ da MPB, registrada numa discografia de 12 álbuns-solo e em parcerias que, além de Nelson Jacobina e Gil, incluem obras feitas com Caetano Veloso, vai certamente fazer a alegria dos foliões.

Já o anfitrião baiano J. Veloso apresenta o repertório do show que batiza o trio elétrico. Em Cavaleiros de Jorge, o cantor mistura o tradicional do Recôncavo baiano com elementos do Candomblé, da MPB e do pop brasileiro. Para completar, Isabela Taviani mostra porque se destaca na Música Popular Brasileira contemporânea. Leia mais aqui. (Foto: Flickr)

terça-feira, 1 de março de 2011

Anunciada implantação do Terminal de Regaseificação na Bahia

Dilma Roussef participa da cerimônia de lançamento da obra que faz parte do PAC

A solenidade foi realizada no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador
A presidente Dilma Rousseff participou, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, no final da tarde desta terça-feira (1º), da cerimônia do anúncio da implantação do Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) da Bahia (TRBA). O governador Jaques Wagner, além de ministros, secretários, parlamentares e outras autoridades também estiveram no evento. 

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Petrobras com as definições das ações que serão adotadas pelas partes envolvidas na implantação do terminal. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representa investimento de US$ 706 milhões, que deverá gerar 850 empregos diretos e 2,4 mil indiretos , com índice de nacionalização de 80%. A construção será iniciada em março de 2012 - a conclusão está prevista para setembro de 2013.

O Terminal de Regaseificação da Bahia (TRBA) será instalado na Baía de Todos-os-Santos, a quatro quilômetros a oeste da Ilha do Frade, e será interligado com a malha de gasodutos em dois pontos: o primeiro na malha da Bahia, em Candeias, e o segundo na altura do km 910 do Gasoduto Cacimbas-Catu (Gascac), trecho do Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), inaugurado em março de 2010. A implantação neste local agregará flexibilidade e confiabilidade à operação da malha de gasodutos e possibilitará, inclusive, a exportação para a Região Sudeste, se necessário.

Presente no evento, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que "a Bahia oferece condições excepcionais para o investimento". O governador Jaques Wagner comentou que, com essa iniciativa, a Bahia não ficará mais dependente de único fornecedor e que esse é mais um esforço brasileiro e da Petrobras para promover o desenvolvimento. "Em 2013 teremos esse terminal funcionando. Para que isso aconteça é preciso que iniciemos já os trâmites de licenciamento", disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

BOLSA FAMÍLIA

Dilma Rousseff esteve na manhã desta terça-feira na cidade de Irecê, onde anunciou o reajuste médio de 19,4% no programa de inclusão socioeconômica Bolsa Família. Para a faixa etária de zero a 15 anos, o reajuste é de 45%. Já os jovens de 16 e 17 anos terão benefício ampliado em 15,2%. O que significa  aumento de R$ 2,1 bilhões no programa. Em sua primeira visita oficial à Bahia, a presidente foi acompanhada pelo governador Jaques Wagner.

Dilma também reforçou o fortalecimento de dois programas de cidadania e geração de renda voltados às trabalhadoras rurais da Bahia empreendidos pelo Ministério da Agricultura. O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais (POPMR).

Durante o evento, alguns ministros assinaram contratos voltados à assistência agrágria para as mulheres rurais. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, assinou o contrato de concessão de uso da terra. A secretária de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, assinou documento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf-Mulher), no valor de R$ 10.613,74, para compra de bovinos. 

Já a Cédula de Produção Rural, no valor de R$ 140.214,36, foi assinada pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Houve ainda a assinatura do contrato entre a Petrobras, a Petrobras Biocombustíveis e diversas cooperativas da região de Irecê para incremento da produção de oleoginosas. São quatro projetos beneficiando 9.100 famílias, no valor R$ 8,6 milhões. (Foto: Manu Dias/Agecom)

Fonte: Agecom

Carnaval 2011 / Folia inspira atividades em escola baiana

Estudantes do Colégio Estadual Senhor do Bonfim realizam concurso de máscaras

Localizado nos Barris, bairro vizinho ao centro da folia, o Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Cesb) promove seu Grito de Carnaval nesta terça (1º) nos turnos das aulas. A iniciativa multidisciplinar é interessante ao possibilitar diversas abordagens em torno da folia, tema que nesta semana povoa corações e mentes dos jovens.

O evento, que faz parte do projeto Alô Carnaval, é resultado de um mês de atividades realizadas em cada disciplina, pelos mais de mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos da unidade de ensino público do Estado. Animada por som mecânico, a programação do baile inclui concurso de máscaras entre os alunos. Professores, estudantes e funcionários do Cesb buscam, com esse projeto, integração com a cultura brasileira e baiana a partir do trabalho feito em diversas áreas do conhecimento, explica a vice-diretora Graça Souza.

Os alunos da disciplia de Artes contribuíram com a decoração da festa, confeccionando os adornos e as máscaras. Já na de Português, eles trabalharam com as letras de músicas do Carnaval que fazem referência às mulheres. Na sala de Matemática se debruçaram nas estatísticas da festa (número de visitantes, fluxo de foliões, entre outros), e a turma de Inglês produziu uma cartilha com as expressões baianas mais usadas para facilitar a vida do turista.

Os estudantes de Física produziram material informativo sobre poluição sonora provocada pelos trios e os de Biologia, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, enquanto os de Química se ocuparam com o tema do combate às drogas lícitas e ilícitas. “Nas disciplinas de Sociologia e Filosofia, os alunos focaram questões como exclusão social e ética, e os de História, sobre a história do Carnaval. (Foto: Flickr)

Fonte: Ascom/SEC

Filme conta história das escolas de samba baianas

Documentário vai ser exibido nesta terça-feira, às 18h, no Teatro do Isba

O documentário Carnaval de Luxo e Desilusão: A História das Escolas de Samba de Salvador vai ser exibido durante o lançamento do Projeto Patrimônio Samba, nesta terça-feira (1º) às 18h, no Teatro ISBA, em Ondina. O curta é fruto do trabalho de conclusão de curso das jornalistas Conceição Ferreira, Aline Santiago e Lívia Araújo, ex-alunas da Faculdade Social da Bahia.

Exaltar o samba em cores, imagens e sons é a proposta do filme, que retrata a história das escolas de samba de Salvador, ao reunir depoimentos de passistas, ritmistas, mestre sala e sambistas, que fizeram parte dessas agremiações carnavalescas. O trabalho possibilita a oportunidade do espectador conhecer a  história das escolas de samba Juventude do Garcia (foto), Ritmistas do Samba, Filhos do Tororó e Diplomatas de Amaralina. 
 
A narrativa faz alusão à riqueza dos desfiles das agremiações, que alegravam os foliões em carnavais passados, e a decepção dos seus integrantes ao ver o declínio das escolas de samba pela falta de profissionalização das entidades carnavalescas e pouco investimento do poder público.

Para a diretora do curta, Conceição Ferreira, além de promover a revitalização imaterial das escolas de samba, o projeto piloto torna conhecido um tema pouco explorado e abre a discussão em prol da participação dessas agremiações no Carnaval de Salvador. “A nossa proposta é transformá-lo em um longa metragem com a participação de outros atores sociais”. O projeto, lançado em julho de 2010, tem 29 minutos de duração e foi realizado com apoio da G.R.E.S Lira Imperial do Samba.